quarta-feira, 4 de abril de 2018

Somália - Um grito em silêncio.


A realidade das mulheres e crianças somalis.

Crianças Somalis num dos campos de refugiados - Mogadishu
 As crianças são sempre belas e puras, por mais que os adultos, que deveriam ser as pessoas que teriam a obrigação de proteje-las e ensina-las, as usam como objetos para seu uso e prazer.

Você vai saber um pouco do que os seres ditos inteligentes, são capazes de fazer com seu semelhante mais frágil.







Essa foto foi tirada em Fevereiro de 2018 num dos campos de refugiados que visitei, essa foi a viagem de número 4 que fiz à Somalia.
A cada viagem mais e mais vamos conhecendo a realidade triste dos considerados o de menos valor numa sociedade, onde a força e o terror prevalecem.

Dentro dessa cultura "islamizada" (que pode ser contestada por alguns, principalmente os simpatizantes da religião islâmica). 
A mulher e as crianças não têm o valor que deveriam ser devido, por serem mais frágeis no contexto onde vivem, um país devastado por uma guerra civil que dura mais de 30 anos.
Encontrei muitas crianças que são órfãs, algumas devido a morte dos seus pais, outras se perderam deles no êxodo que ocorre todos os dias de centenas de pessoas vindo do interior do país fugindo da guerra e fome para a capital, Mogadishu.
Chegando nesse campo ouvi histórias, algumas dessas crianças são negociadas com o grupo extremista local em troca de comida ou benefícios, com a promessa de que essas crianças serão bem cuidadas e terão comida.
Porém em muitos casos a verdade é que muitas dessas crianças são usadas com fim de satisfazer o desejo doentio pela pedofilia ou fazer parte de um treinamento e de uma lavagem cerebral onde essas meninos e meninas serão usados para serem "mártires" em nome de Alla.



As mulheres viuvas ou solteiras que perderam seus pais ou maridos, são objetos sexuais para todo tipo de abuso, sem ter o direito de se defender ou tentar seguir a sua vida, as mulheres somalis não tem "voz" em nada. Há uma certa liberdade, desde de que elas não desafiem a autoridade do homem, em outras palavras elas não podem se expressar em nenhum assunto.
Suas vidas estão nas mãos dos homens, eles decidem até onde elas podem ir e o que elas podem falar, o trabalho só será permitido mediante a autorização dos pai ou marido.
Há um numero extremo de estupro e aborto em meninas adolescentes, a roupa tradicional islâmica nesses casos de gravidez é uma boa forma de esconder da sociedade a gravidez por um bom tempo. Esses abusos muitas das vezes é feita dentro de casa por membros de suas famílias, já que o homem pode ter 5 esposas, então essas relações não se tornam muito sólidas e acontece de irmãos ou meio-irmãos terem relação sexual. Quando acontece a gravidez ela é imediatamente interrompida. Espancar uma mulher por desobediência é algo comum, por uma falta mais grave essa punição pode ser feita em público, chegando a um castigo que leve a morte, como no caso de uma gravidez descoberta.

Hoje estamos começando um projeto de uma padaria na cidade de Mogadishu, com o único objetivo de aliviar um pouco a fome de muitos que sofrem, principalmente as mulheres e crianças que vivem desamparadas, outro programa de ajuda é sobre educação o suporte a uma escola para quem não tem nenhuma possibilidade de pagar.

Conheça mais sobre nossos programas socias.
Junte-se a nós, saiba como fazer parte desses e de outros projetos socias.
Entre em contato pelo nosso whats app (62) 98315-3837 Beethoven Moura








Nenhum comentário:

Postar um comentário